ICE não atuará nos estádios durante a Copa do Mundo em Miami, assegura comitê organizador.

ICE ficará fora dos estádios da Copa, diz comitê organizador de Miami

O comitê organizador da Copa do Mundo de 2026, que ocorre em Miami, confirmou que agentes do ICE, responsável pela imigração e alfândega dos EUA, não estarão presentes nos estádios durante o torneio. A afirmação foi feita por Rodney Barreto, copresidente da organização local, em meio a crescentes preocupações sobre as políticas migratórias do governo de Donald Trump. Barreto garantiu que recebeu promessas do secretário de Estado Marco Rubio, assegurando que o evento não será utilizado para ações de fiscalização migratória.

A declaração de Barreto visa mitigar inquietações que surgiram nos últimos meses, especialmente após o endurecimento das políticas imigratórias nos EUA. O aumento das operações do ICE levou a críticas de organizações civis e levantou o debate sobre como isso poderia impactar eventos internacionais de grande porte. O copresidente enfatizou que o evento não será transformado em uma operação de captura.

Além disso, Barreto destacou que a organização está revisando protocolos de segurança e controle de público, aprendendo com problemas ocorridos em eventos anteriores. Ele mencionou a ampliação de áreas de isolamento nas entradas e a restrição de circulação de pessoas sem ingressos, visando evitar tumultos.

A logística de entrada de turistas estrangeiros também se tornou um ponto focal para a Copa. Barreto expressou sua confiança de que, com um esforço conjunto do governo federal para agilizar a emissão de vistos e passaportes, os visitantes não enfrentarão atrasos significativos durante o torneio. A Copa de 2026 será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá.