FAB investiga aproximação perigosa entre aviões da Azul e Gol em Congonhas.

A Força Aérea Brasileira (FAB) está investigando um incidente ocorrido na manhã desta quinta-feira, 30, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, onde um Embraer 195-E2 da Azul Linhas Aéreas e um Boeing 737-800 da Gol Linhas Aéreas se aproximaram a apenas 22 metros de distância. A torre de controle determinou que o avião da Gol, que estava em fase de descida, realizasse uma arremetida ao não conseguir estabelecer comunicação com o voo da Azul, que se preparava para decolar.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da FAB foi acionado para dar início à investigação, que incluirá a coleta de dados e preservação de evidências. O Departamento de Controle do Tráfego Aéreo (Decea) informou que a separação vertical mínima esperada entre aeronaves normalmente é de 1.000 pés (aproximadamente 300 metros), indicando que a situação foi crítica.
Relatos de passageiros e registros do Flightradar24 mostram que a comunicação entre o controlador de voo e a tripulação da Azul foi tensa. A aeronave da Azul, ao receber as instruções para abortar a decolagem, não respondeu de imediato, o que levou o controlador a solicitar ao Boeing da Gol que ganhasse altitude para evitar um possível acidente.
O especialista em aviação Lito Sousa ressaltou que, apesar da falha na comunicação com a tripulação da Azul, outras medidas de segurança funcionaram corretamente, evitando um incidente mais grave. A Azul afirmou que seguiu os procedimentos operacionais durante a decolagem e se colocou à disposição do Cenipa. A Gol também confirmou que o pouso ocorreu de maneira segura e que está colaborando com as investigações.