EUA retiram 5.000 soldados da Alemanha em resposta a comentários da liderança alemã sobre o Irã.

EUA vão retirar 5 mil soldados da Alemanha, dizem autoridades norte-americanas

Os Estados Unidos anunciaram a retirada de 5.000 soldados da Alemanha, conforme divulgado pelo Pentágono nesta sexta-feira (1). Essa decisão ocorre em meio a um crescente distanciamento entre o presidente Donald Trump e a Europa, especialmente em relação à guerra no Irã. A medida segue uma conversa entre Trump e o chanceler alemão, Friedrich Merz, que criticou a postura dos iranianos nas negociações de paz.

Uma fonte do alto escalão do Pentágono, que preferiu não se identificar, classificou a retórica alemã como “inapropriada e inútil”. O funcionário afirmou que a resposta do presidente Trump aos comentários de Merz é justificada, destacando o impacto negativo que as declarações poderiam ter.

A retirada das tropas americanas está prevista para ser finalizada nos próximos seis a doze meses, restaurando o número de soldados na Europa aos níveis anteriores a 2022. Antes da invasão da Ucrânia pela Rússia, o então presidente Joe Biden havia aumentado a presença militar dos EUA na região. A Alemanha, com aproximadamente 35.000 militares em atividade, continua a ser um importante local de base e centro de treinamento para as forças armadas americanas na Europa.