Ibovespa opera em alta após reabertura do Estreito de Ormuz e avanços nas negociações entre EUA e Irã.

O Ibovespa apresenta um desempenho positivo na sessão desta terça-feira, impulsionado pela reabertura parcial do Estreito de Ormuz e pelo avanço nas negociações entre EUA e Irã. Às 14h17, o índice subia 2,11%, alcançando 177.950 pontos, com a maioria das ações em alta. Apesar da recuperação, as ações do setor petroleiro, especialmente as da Petrobras, sentiam o impacto da queda do petróleo no exterior.
Segundo Felipe Cima, analista da Manchester Investimentos, o movimento no mercado é influenciado pela reabertura do Estreito de Ormuz. A expectativa em relação ao balanço da Nvidia também está no radar, embora a ata do Federal Reserve, que será divulgada mais tarde, não tenha grandes perspectivas de impacto devido à mudança iminente na presidência da instituição.
Além disso, o ambiente internacional, caracterizado por um recuo no petróleo de mais de 6%, parece contribuir para a melhora do humor nos mercados. A Marinha da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã anunciou que 26 embarcações comerciais passaram pela passagem com proteção naval em meio ao aumento das tensões na região.
A situação política brasileira continua a ser monitorada, especialmente após a divulgação de pesquisas eleitorais que mostraram uma queda nas intenções de voto do pré-candidato Flávio Bolsonaro, em meio a notícias envolvendo gravações com o banqueiro Daniel Vorcaro. O mês de outubro também tem sido marcado pela saída de investidores estrangeiros da bolsa, com retiradas significativas recentes, apesar de um saldo positivo acumulado no ano.