Irã propõe acordo aos EUA com direito ao enriquecimento de urânio e fim de sanções.

nova proposta inclui fim de sanções e direito a enriquecimento nuclear

O Irã apresentou aos Estados Unidos uma proposta que demanda a manutenção do direito ao enriquecimento de urânio, o fim das sanções unilaterais e a retirada das tropas americanas das proximidades do seu território. As informações foram divulgadas pela agência estatal IRNA e foram detalhadas pelo vice-ministro iraniano para Assuntos Jurídicos e Internacionais, Kazem Gharibabadi, durante uma reunião no Parlamento nesta terça-feira (19).

Durante a sessão da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa, Gharibabadi relatou aos deputados o andamento das negociações com Washington. Ele reafirmou que os negociadores iranianos estão comprometidos em proteger os interesses nacionais e a autoridade do regime, destacando a defesa do direito ao desenvolvimento de um programa nuclear pacífico.

Entre as exigências do Irã, a proposta inclui o fim do bloqueio marítimo imposto pelos EUA, a liberação de ativos iranianos que estão congelados e compensações por danos causados pela “guerra imposta” por Washington, com foco na reconstrução do país. Além disso, o pacote solicita a suspensão de todas as sanções unilaterais e resoluções do Conselho de Segurança da ONU relacionadas ao Irã.

A reunião também abordou as negociações entre Teerã e Washington, bem como a recente reunião de chanceleres do Brics na Índia e a visita do ministro do Interior do Paquistão ao Irã. Em seu discurso na segunda-feira (18), o presidente dos EUA, Donald Trump, indicou que o país está em “negociações sérias” com os iranianos, com a expectativa de que um acordo “muito aceitável” possa ser alcançado.