MEC implementa medidas para aumentar participação de alunos do ensino médio no Enem.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta segunda-feira, 18, uma nova portaria com medidas destinadas a aumentar a participação de estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre as principais ações, estão a criação de aproximadamente 10 mil novos locais para a aplicação das provas e a implementação da inscrição automática para alunos que terminarem o ensino médio em escolas públicas.
O processo de inscrição será facilitado, uma vez que será realizado com base nos dados fornecidos pelas redes de ensino. Os estudantes deverão apenas confirmar sua participação, podendo escolher a língua estrangeira que desejam fazer a prova e informar sobre a necessidade de recursos de acessibilidade. A expectativa do MEC é que cerca de 80% dos concluintes da rede pública realizem o exame na própria instituição onde estudam. Além disso, o ministério está avaliando formas de oferecer suporte logístico de transporte para aqueles que precisarem se deslocar entre municípios.
Essas iniciativas buscam incluir o Enem no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com o objetivo de avaliar a qualidade da educação no Brasil. O MEC estabelece como meta que, até 2026, ao menos 70% dos alunos concluintes do ensino médio da rede pública participem do exame. O ministro da Educação, Leonardo Barchini, destacou que o Enem possui um nível de engajamento superior a outras avaliações do ensino médio e enfatizou a intenção de usar o exame como ferramenta de avaliação do Saeb ainda neste ano.
O Saeb visa produzir dados e evidências que contribuam para a análise da qualidade da educação básica, abrangendo os níveis infantil, fundamental e médio. A iniciativa também auxilia no acesso ao ensino superior por meio do Enem.