Uso de inteligência artificial atinge 18% dos estabelecimentos de saúde no Brasil em 2025.

Uso de IA na saúde chega a 18% dos estabelecimentos do país

A adoção de inteligência artificial (IA) no setor de saúde no Brasil atingiu 18% dos estabelecimentos de atendimento em 2025, conforme dados da 12ª edição da pesquisa TIC Saúde, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O estudo, que entrevistou 3.270 gestores de saúde, revelou que 11% dos estabelecimentos públicos e 25% dos privados já utilizam essa tecnologia.

As principais aplicações de IA nos ambientes de saúde incluem a organização de processos clínicos e administrativos (45% dos estabelecimentos), a melhoria da segurança digital (36%) e a eficiência nos tratamentos (32%). Também foram mencionadas a logística (31%), gestão de recursos humanos (27%), auxílio nos diagnósticos (26%) e na dosagem de medicamentos (14%).

Apesar do crescimento, a pesquisa identificou desafios significativos. Gestores de hospitais com mais de 50 leitos destacaram custos elevados (63%), falta de priorização das instituições (56%) e limitações em dados e capacitação (51%) como obstáculos para a implementação da IA.

Luciana Portilho, coordenadora de projetos do Cetic.br, enfatizou a necessidade de profissionais qualificados para a utilização segura da tecnologia. Ela ressalta que a criação de diretrizes e marcos regulatórios é essencial para assegurar a adoção ética da IA em um setor que lida com informações sensíveis.

Além disso, o levantamento indicou que 9% dos estabelecimentos utilizam internet das coisas e 5% empregam tecnologia robótica. Serviços online, como visualização de resultados de exames, agendamento de consultas e exames, foram oferecidos por 39%, 34% e 32% dos estabelecimentos, respectivamente.