Mineiro que trabalha na Nasa compartilha experiências sobre exploração espacial em palestra em São Paulo.

Não existe plano B para deixar o planeta, diz brasileiro engenheiro da Nasa

O engenheiro Ivair Gontijo, que trabalha no Jet Propulsion Lab da NASA, compartilhou sua trajetória e experiências em uma palestra no São Paulo Innovation Week (SPIW) neste sábado, 16. Em sua apresentação “Do Sonho ao Espaço”, ele contou como saiu do interior de Minas Gerais, onde trabalhou em fazendas até os 18 anos, para estudar física na Universidade Federal de Minas Gerais, abrindo caminho para sua carreira na agência espacial americana.

Durante sua palestra, Gontijo detalhou seu trabalho na construção dos rovers Perseverance e Curiosity, que possuem a missão de coletar amostras em Marte. Ele apresentou vídeos dos processos envolvidos, abordando desde o pouso em Marte até a coleta de rochas e solo. O engenheiro também fez um alerta sobre a importância de sonhar grande e não se conformar com planos pequenos.

A interação com o público foi intensa, com perguntas sobre a expectativa de trazer amostras para a Terra e as possibilidades de vida em Marte. Segundo Gontijo, uma das grandes questões é se a vida na Terra pode ter alguma relação com o planeta vermelho, embora ele enfatize que não se deve enxergar a exploração espacial como uma solução para os problemas da Terra.

Ivair destacou que “não existe plano B” para a sobrevivência da humanidade em Marte e que, apesar dos avanços tecnológicos, muitos desafios ainda precisam ser superados. A ideia de uma missão tripulada ao planeta vermelho é possível, e ele acredita que poderá testemunhar isso ainda em sua vida. A exploração espacial, segundo ele, reflete a curiosidade humana sobre a origem da vida e os mistérios do universo.