Lula pede a Trump entrega de brasileiros em Miami ligados ao crime organizado durante lançamento de programa de R$ 11 bilhões de segurança pública.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta terça-feira (12) ao líder dos Estados Unidos, Donald Trump, maior colaboração no enfrentamento do crime organizado transnacional. Durante a cerimônia de lançamento do programa Brasil Contra o Crime Organizado no Palácio do Planalto, Lula ressaltou a entrega de brasileiros residentes em Miami supostamente ligados a organizações criminosas como uma prioridade. Ele enfatizou que a cooperação internacional é fundamental para o combate eficaz às facções que atuam em diversas regiões.
Lula destacou que, para lutar efetivamente contra o crime organizado, é necessário que os EUA colaborem, especialmente em relação à lavagem de dinheiro e ao financiamento das organizações. O presidente brasileiro também chamou a atenção para a origem das armas apreendidas no Brasil, que, segundo ele, muitas vezes vêm dos Estados Unidos, indicando que o problema não está restrito ao território brasileiro.
O discurso de Lula surge em um contexto de crescente pressão política por medidas mais rígidas na segurança pública, após o avanço de facções em áreas urbanas. Ele argumentou que a liderança do crime organizado não está restrita às periferias, mas também se encontra infiltrada em setores econômicos e institucionais, incluindo o Judiciário e o Congresso.
Por fim, Lula enfatizou que acolhe a cooperação internacional, mas sublinhou que qualquer ação externa deve seguir as diretrizes das autoridades brasileiras. O programa lançado pelo governo prevê um investimento de R$ 11 bilhões e ações integradas para fortalecer as polícias e o combate ao crime organizado. Essa iniciativa reflete a crescente ênfase da segurança pública no debate político atual.