Lula lança programa de R$ 960 milhões para combater o crime organizado no Brasil.

Lula lança amanhã programa contra crime organizado com foco na asfixia financeira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lança nesta terça-feira, 12, o “Programa Brasil Contra o Crime Organizado”, com a intenção de aumentar a eficácia do governo federal no combate ao crime e enfrentar a rejeição nesta área, que será crucial nas eleições presidenciais de outubro. O evento de lançamento ocorrerá no Salão Oeste do Palácio da Alvorada, às 10 horas, com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva.

Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, o programa foi elaborado a partir de diálogos com os governos estaduais, especialistas e forças de segurança, visando desarticular as bases econômicas e operacionais das organizações criminosas no país. Entre suas quatro diretrizes, destaca-se a asfixia financeira das facções, com medidas voltadas para descapitalizá-las, incluindo investimentos em serviços de inteligência e no fortalecimento do Comitê Integrado de Investigação Financeira e Recuperação de Ativos.

Além da repressão financeira, o programa também busca melhorar as condições dos presídios e aumentar a taxa de elucidação de homicídios, bem como intensificar o combate ao tráfico de armas. Lula destacou a importância da cooperação com os Estados Unidos nesse último aspecto, mencionando que a maioria das armas ilegais que chegam ao Brasil tem origem naquele país.

O ministro Wellington César classificou o programa como “consistente e engenhoso”, ressaltando que, dependendo do empenho das forças de segurança, poderá gerar um impacto significativo na redução do crime organizado. A expectativa é que, com a coordenação adequada, os eixos do programa produzam resultados relevantes no enfrentamento da criminalidade.