Lula reafirma compromisso com parcerias dos EUA, mantendo a soberania brasileira.

“Seguimos em tratativas para ampliar parceria com EUA, sem abrir mão da soberania”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou neste sábado (9) que o Brasil continuará buscando expandir suas parcerias com os Estados Unidos, enfatizando a importância do diálogo enquanto preserva a soberania nacional. Durante uma reunião com o ex-presidente Donald Trump, na última quinta-feira (7), foram discutidos temas como comércio bilateral, tarifas e cooperação no enfrentamento do crime organizado, além da exploração de minerais críticos.

Na sexta-feira (8), Trump também elogiou o relacionamento que mantém com Lula e reiterou a discussão sobre questões tarifárias. O encontro ressaltou o déficit comercial do Brasil em relação aos EUA, que variou entre US$ 20 bilhões e US$ 30 bilhões no ano passado, conforme as apurações dos dois países.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, mencionou que Lula abordou a aprovação recente de um marco legal na Câmara dos Deputados, que visa atrair investimentos para o setor. Silveira defendeu uma diversidade de fontes de investimento, incluindo recursos da China, Estados Unidos e Rússia.

Além disso, o ministro da Fazenda, Dario Durigan, expressou otimismo quanto ao avanço em novos acordos de cooperação com os Estados Unidos, focando em ações contra o crime organizado e a lavagem de dinheiro.