Nova versão do Desenrola Brasil permite uso de até R$ 1 mil do FGTS para renegociação de dívidas

A nova fase do programa Desenrola Brasil tem início nesta terça-feira e visa facilitar a renegociação de dívidas e aliviar o comprometimento da renda das famílias com pagamentos de prestações bancárias. Trabalhadores que possuem saldo no FGTS poderão utilizar parte desse valor, até 20% ou R$ 1 mil — o que for maior — para quitar ou reduzir suas dívidas. Essa funcionalidade inclui tanto saldos ativos quanto inativos, e quem já antecipou o saque-aniversário pode se beneficiar, desde que os valores não estejam bloqueados.
O programa destina-se a brasileiros com renda de até cinco salários mínimos e permite a quitação de dívidas de até R$ 15 mil. O procedimento não envolve o saque direto do FGTS, mas sim a autorização do cotista para que a Caixa, gestora do fundo, utilize o valor para quitar dívidas em atraso. O relator da iniciativa, Dario Durigan, afirmou que a renegociação pode resultar em descontos médios de 65% sobre as dívidas.
Os interessados em participar devem se dirigir aos canais dos bancos, onde poderão verificar a situação de suas dívidas e solicitar o uso dos recursos do FGTS. O programa oferece condições vantajosas, incluindo reduções significativas nos juros e prazos mais longos para pagamentos. Quem tiver dívidas que se enquadram nas categorias do rotativo do cartão e cheque especial, por exemplo, poderá ter até 90% de desconto, dependendo do tempo de atraso.
Além disso, a iniciativa inclui medidas para microempresas e agricultores familiares, permitindo também que esses grupos regularizem suas pendências financeiras. Com sua versão anterior, o programa já auxiliou mais de 15 milhões de pessoas desde 2023, movimentando R$ 53 bilhões em negociações. A esperança é que essa nova etapa continue a oferecer um respiro aos cidadãos em dificuldades financeiras, em um contexto onde quase 30% da renda média dos brasileiros é destinada ao pagamento de dívidas.