Tarcísio e Haddad debatem privatização da Sabesp e segurança pública na disputa pelo governo de São Paulo.

Com segurança e privatizações no centro, Tarcísio e Haddad reeditam disputa em SP

O debate entre o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o ex-ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) promete ser marcado por divergências em temas como a privatização da Sabesp e as políticas de segurança pública. Em uma nova edição da disputa eleitoral de 2022, ambos os candidatos buscam destacar seus legados e investimentos no estado de São Paulo, que é o maior colégio eleitoral do Brasil. Nesse contexto, a pesquisa Genial/Quaest indica que Tarcísio aparece à frente com 38% das intenções de voto, enquanto Haddad registra 26%.

A privatização da Sabesp, ocorrida em junho de 2024, será um ponto central do debate. Tarcísio verá essa medida como um marco positivo, enquanto Haddad tentará associá-la a problemas que a população possa ter identificado. A privatização envolveu a venda de 32% das ações da estatal por R$ 14,7 bilhões e foi alvo de disputas jurídicas, mas foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal.

Além das questões sobre saneamento, os candidatos também se confrontam sobre os investimentos realizados no estado. Haddad alega que o governo de Tarcísio minimiza as contribuições da gestão federal em projetos como o Trem Intercidades e a expansão do metrô. Tarcísio, por sua vez, argumenta que a tentativa de Haddad de reivindicar estas obras é um esforço para obter crédito político indevido.

Outro ponto crítico da campanha será a segurança pública, com a violência sendo apontada como uma das principais preocupações dos eleitores. Tarcísio defende uma postura rigorosa em relação ao crime, enquanto Haddad propõe um enfoque mais voltado para a inteligência e o enfrentamento do crime organizado. Além disso, ambos os candidatos enfrentam o desafio de definir suas chapas para o Senado, com nomes se destacando em suas respectivas legendas.