Novo programa de renegociação de dívidas do governo será lançado no Dia do Trabalhador.

Lula anuncia na TV ‘Novo Desenrola Brasil’, que será lançado na segunda (4)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, em pronunciamento em rede nacional nesta quinta-feira, 30, que o novo programa de renegociação de dívidas, conhecido como Novo Desenrola Brasil, será lançado na próxima segunda-feira, 4. Este programa visa ajudar as famílias brasileiras endividadas, que enfrentam um aumento significativo em suas dívidas, um tema que se destaca em um ano eleitoral.

O Novo Desenrola Brasil permitirá que os trabalhadores negociem dívidas de cartões de crédito, cheque especial, rotativo e até do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Segundo Lula, as condições desse programa incluirão redução de juros para até 1,99% ao mês e descontos que variam de 30% a 90%. Além disso, será possível utilizar até 20% do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quitar as dívidas.

Lula também enfatizou que aqueles que aderirem ao programa ficarão impossibilitados de utilizar plataformas de apostas online por um ano, argumentando que não é justo renegociar dívidas enquanto se perde dinheiro em apostas. O presidente creditou a criação dessas plataformas ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e se comprometeu a regulamentar essa atividade.

O governo utilizará o Fundo de Garantia de Operações para garantir a renegociação das dívidas, prevendo um aporte de até R$ 10 bilhões no fundo. Este anúncio faz parte de um conjunto mais amplo de medidas que busca aliviar a situação financeira das famílias e se alinha aos esforços do governo para melhorar a popularidade antes das eleições.