Prazo para regularização eleitoral termina em uma semana para garantir participação nas eleições de 2026.

prazo para regularizar vai até 6 de maio

Os eleitores que desejam obter o título de eleitor pela primeira vez ou regularizar pendências junto à Justiça Eleitoral têm até o dia 6 de maio para efetuarem esses procedimentos. O cumprimento deste prazo é fundamental para garantir a participação nas eleições de 2026. O alistamento eleitoral é obrigatório para brasileiros com mais de 18 anos, enquanto para aqueles com 16 e 17 anos, assim como para pessoas acima de 70, o título é opcional.

Nesta próxima eleição, o cadastramento biométrico torna-se um requisito essencial para diversas operações, incluindo a emissão do primeiro título, a transferência de domicílio e a atualização de dados. A conclusão de qualquer um desses pedidos depende do registro da biometria, que, caso não esteja feito, inviabiliza o processo.

Os eleitores que já possuem título, mas não cadastraram suas digitais, devem iniciar o atendimento até o início de abril pelo sistema de Autoatendimento Eleitoral, acessível nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Mesmo ao iniciar o processo online, a presença física em um cartório eleitoral é necessária para a coleta de digitais, foto e assinatura, devendo essa etapa ser finalizada até a data limite.

É importante destacar que a não regularização da situação eleitoral dentro do prazo estipulado pode resultar na impossibilidade de votar em 2026 e na imposição de restrições administrativas, como dificuldades na emissão de passaporte ou na assunção de cargos públicos.