“Uczai discute com Embaixada dos EUA proposta de empresa pública para gerenciar terras raras no Brasil.”

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Pedro Uczai, se reuniu na tarde de terça-feira, 28, com representantes da Embaixada dos Estados Unidos para discutir a política nacional sobre terras raras. A reunião foi solicitada pela Embaixada, e Uczai aproveitou a oportunidade para apresentar seu projeto de lei que propõe a criação da Terrabras, uma empresa pública destinada à gestão dos minerais críticos e estratégicos do Brasil.
Durante o encontro, Uczai enfatizou a importância de que o Brasil não se limite a exportar esses minerais para potências estrangeiras, mas que busque desenvolver uma cadeia produtiva interna. Ele defendeu que as terras raras sejam uma prioridade em uma política voltada para a soberania nacional. Presentes na reunião estavam o conselheiro econômico da Embaixada, Matthew Lowe, e o assessor econômico sênior Francisco Sadeck.
Uczai também mencionou que planeja dialogar com o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), relator do projeto que estabelece a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos. Segundo ele, o texto atual não aborda a complexidade do tema de forma satisfatória. O presidente da Câmara, Hugo Motta, informou que o projeto de Jardim será discutido no plenário na próxima semana, com um parecer a ser divulgado em 4 de maio.
Defensores da proposta do PT levantam preocupações sobre a proposta de Jardim, afirmando que ela poderia comprometer a soberania nacional ao não restringir a exploração por empresas estrangeiras e ao não exigir contrapartidas. Eles sustentam que é crucial a criação de uma empresa pública para assegurar uma gestão estratégica e ambiental adequada para o setor mineral.